16.6.10

AUTO RÁDIO ALKANTARA

#06. Diogo Bento & Inês Vaz
[ou então #06. Inês Vaz & Diogo Bento]




CONCEITO
Vernissage Cuisine™
[comida-cerimónia, ou então comida para inaugurar um momento especial.]

FOOD
—Cuillère de risotto de wasabi & velouté de amêndoa “Han Shot First”.
—Espargos grelhados à la sauce Camembert “Diogo Bento”.
—Verrine de taboulé de couve-flor e fumados do mar “Diogo Bento” com crème fraîche de ervas finas “Inês Vaz”, ou então ao contrário.
—Confiture de ovos doces e amaretto com tártaro de maracujá e graines de chocolat “Inês Vaz”.
—Champagne.

ACOMPANHAMENTOS MUSICAIS
— Sumo de Limão, Onda Choc
— Peaches & Cream, Beck
— Absolut Beginners, David Bowie [sob proposta de Diogo Bento & Inês Vaz]

— Knickerbocker, Fujiya & Miyagi
— We've Got Tonight, Kenny Rogers & Sheena Easton [sob proposta de Diogo Bento & Inês Vaz]
— Help, Bananarama.

COOK BOOKS
—"Verrines Apéro", Olivia Lancaster, Cuisinez Pour Vos Amis;
—"Verres Gourmands", Benoît Molin, Minerva.


PALAVRA DE CHEF
“Aceitemos isto: se eu e tu tivéssemos as mesmas capacidades, a mesma energia, a mesma equipa de trabalho, se a única diferença entre nós fossem os produtos alimentares, e se eu consigo melhores produtos que tu, então eu vou ser um melhor chef.” [Thomas Keller]

FRASE GULOSA
[by Nuno Miguel]
“Nunca amealhem dinheiro e nem sequer o conservem de um dia para o outro — portanto, sempre que algum mecenas doar uma verba generosa para a irmandade de monásticos, estes que festejem com banquetes e grandes cerimónias; e, nos outros dias todos, passem fome. A ideia é deleitarem-se nas duas situações, cheios e vazios...” [Cardeal de Richelieu]

STAY TUNED: www.prado.tv


.

10.6.10

AMIGOS COLORIDOS

A Strawberry Gazpacho
[for 200 dancing people]



No Jardim de Inverno do Teatro Municipal de S. Luiz, em Lisboa, monta-se uma mesa grande ao lado da mesa onde ficarão os DJ's de serviço: João Galante, Nelson Guerreiro e Steven Bird. Em cima da mesa, dispõem-se os objectos gentilmente cedidos pelo Restaurante SPOT S. Luiz: uma tábua de cortar verde, maciça; uma faca "de chef"; uma faca de cortar vegetais; um faca de serra (para cortar pão). Ao lado, colocam-se os objectos gentilmente cedidos pelo Teatro Municipal S. Luiz: o avental preto, as 4 taças de vidro transparentes (uma com água para lavar as mãos), o pano de cozinha, os guardanapos de papel ultra-absorventes, os pratos, as colheres de prova, a concha, as bandejas de servir (1 grande e 1 pequena), a bandeja para dispor os morangos e as taças pequenas onde serão colocados alguns ingredientes cortados.

Finalmente, liga-se à corrente a varinha mágica gentilmente cedida pelo Café No Chiado. Atrás da mesa grande, dispõem-se 2 mesas de apoio pequenas, colocando-se em cima os 200 copos de shot, as 200 mini-colheres, os ingredientes em garrafa (azeite, vinagre, água) e também uma das câmaras de filmar (plano fechado sobre o chef, perfil). Entre a mesa grande e as mesas pequenas, coloca-se o caixote do lixo e alguns sacos de lixo para se proceder à troca, caso seja necessário, durante a confecção. À frente do cenário, entre a mesa grande e a boca de cena, coloca-se o tripé com a câmara de filmar ligada ao projector de vídeo, que por sua vez projecta um plano fechado da mesa grande em dois blocos de parede do Jardim de Inverno.



A performance inicia com a colocação do avental por parte do chef (vestido com a t-shirt oficial da Prado/espaço ruminante), que de seguida procede ao corte do pão alentejano em fatias com cerca de meio centímetro de espessura. De seguida, cada fatia é cortada em tiras de meio centímetro de largura e cada tira é cortada em quadrados exactos (cada lado com meio centímetro de comprimento). Os quadrados de pão alentejano são colocados dentro de uma taça. Seguem-se os 10 Kg de morangos: retiram-se-lhes a folha verde e cortam-se grosseiramente para dentro de duas taças grandes. No final, 5 limas são espremidas para dentro de cada taça. Folhas de basílico são cortadas grosseiramente, a seguir as de hortelã. O mesmo acontece aos alhos (meia cabeça para cada taça). A pele de 6 pepinos é retirada (3 para cada taça), assim como as sementes do interior; os pepinos são depois cortados em pedaços grossos. Dois pimentos verdes são cortados em tiras para dentro de cada taça, terminando-se com uma quantidade generosa de azeite, outra não tão generosa de vinagre de framboesa e 2 litros de água pura (1 litro por cada taça). Depois o tempero de sal grosso, pimenta preta acabada de moer e pimentão doce. Com a ajuda de uma varinha mágica, é desfeito o conteúdo de cada uma das taças em puré. É pedido à Patrícia Portela que traga o gelo do bar do Jardim de Inverno e colocam-se quatro ou cinco mãos cheias de gelo em cada taça. Um pimento vermelho é picado muito finamente, assim como uma quantidade semelhante de morangos, reservando-se a mistura numa das taças pequenas.

[pausa para refrigerar]

Enchem-se os 200 copos de shot com o gaspacho de morango já devidamente refrigerado; por cima, colocam-se dois ou três quadrados de pão alentejano, depois uma colher de café com a mistura de pimento vermelho e morango e, por fim, uma folha de hortelã. Coloca-se em cada copo de shot uma mini-colher, e dispõem-se depois os copos de shot em cima das bandejas. Entregam-se as bandejas à Ana Pais e/ou à Maria João Guardão para estas servirem os shots de gaspacho de morango "Amigos Coloridos" às 200 pessoas que dançam ao som de um mashup Beck/The Prodigy. No final, arruma-se a mesa e dança-se. O João Galante beija na boca (com língua) dois rapazes e duas raparigas ao som da Pipilotti Rist. A festa acaba.


"Amigos Coloridos" fechou o Festival Alkantara 2010.

Agradecimentos: Equipa Prado, Patrícia Portela, Nelson Guerreiro, João Galante, Steven Bird, SPOT S. Luiz/Restaurante, Café No Chiado, Jorge Bragada [make up], Equipa TMSL.

8.6.10

AUTO RÁDIO ALKANTARA

#05. Mariana Tengner Barros

com:
Mariana Tengner Barros [artista convidada]
Nuno Miguel [pensador residente]
António MV [convidado-surpresa]
Rui Silveira [no papel de Godot]



CONCEITO
Playground Food™
[comida de recreio; ou comida conceptual explicada às crianças]

FOOD
—Tzatziki com pequenos e coloridos crudités.
—Putanesca “Mariana Tengner Barros”.
—Espetadas de fruta e mash mellows para comer e brincar.
—Tang.

ACOMPANHAMENTOS MUSICAIS
Birthday Cake, Cibo Matto
Candy Shop, Andrew Bird's Bowl Of Fire
Big Exit, PJ Harvey [sob proposta de Mariana Tengner Barros]
Hot But Milky Like Hot Milk, Kiiiiii

COOKBOOK
“Étudiants, Aux Fourneaux!”, Cyril Lignac, Hachette Pratique.

PALAVRA DE CHEF
“Gosto de manter certos standards e luto sempre pela perfeição. O nível de pressão é assustador, mas é justamente esse o significado da palavra cozinhar”. [Gordon Ramsay]

FRASE GULOSA
[by Nuno Miguel]
“A culinária é a arte do recreio e da interacção, contrária à arte unilateral. Nela todas as pessoas se tornam artistas de ordem superior, criador, obra e espectador em simultâneo, agentes da criação total que, para além de nutrir todos os sentidos, alimenta o corpo. Se nós fizermos da arte gastronomia, assistiremos à inflação multidimensional das tendências, das experiências, de escolas radicalmente diferentes, e existirão tantas formas de arte quantas as receitas do Livro de Pantagruel.” [Baudrillard]





PARTE DOIS
Sobre o belo ondulante e outras estéticas tecno-emocionais. Isto é, sobre a comida como um pretexto neo-dada para a sensualidade absoluta.



STAY TUNED:
www.prado.tv

7.6.10

AUTO RÁDIO ALKANTARA

#04. Prado

com a presença ruminante de:
Ana Pais, André e. Teodósio, Chef Rø, Christoph de Boeck, Cláudia Jardim, Helena Serra, Maria João Guardão, Patrícia Portela, Pedro Pires, Rudi Costa e Steven Bird





CONCEITO
Comida Ruminante™
[comida dura de roer; ou comida difícil de engolir]

FOOD
Legumes do “Prado”.
Puré ruminante de batata doce.
Creme de maçãs duras de roer com crumble de frutos secos e do bosque.

Groselha [bebida].

ACOMPANHAMENTOS MUSICAIS
— Satan Gave Me A Taco, Beck
— Mmm Yummy Yummy Yummy, Bunny Holiday
— Dog Food, Iggy Pop
— Vitamin, The Sugarcubes
— Mushroom Haiku (Excerpt From Silence), John Cage [proposta da Prado]


COOK BOOK
“A Day At ElBullì”, Ferran Adrià, Phaidon.

PALAVRA DE CHEF
“Existem diferentes níveis de criatividade na cozinha. Podemos seguir uma receita tal qual ela se apresenta num livro de cozinha, por exemplo. Podemos seguir uma receita mas adicionar-lhe o nosso toque pessoal. Podemos inventar uma receita totalmente nova. Ou então, e este é o 4.º nível de criatividade, podemos inventar uma nova técnica ou linguagem culinária. Cada um destes níveis pode ser criativo, mas é o 4.º e último que representa o mais avançado estado de criatividade.”

“Um espírito criativo não conduz necessariamente a um resultado criativo.” [Ferran Adrià]


FRASE GULOSA [by Nuno Miguel]
“Tal como é educado não rejeitar qualquer refeição indigesta, que nos é amavelmente oferecida, também é sinal de mente educada conseguir ingerir e sustentar formas de pensamento em que não acreditamos.” [Aristóteles]




STAY TUNED: www.prado.tv

5.6.10

AUTO RÁDIO ALKANTARA

#03. Dinis Machado
At McDonald's do Rossio [pimping up a Big Mac]





CONCEITO
Ego-Food™
[comida nihilista e concreta, disfuncional e circular]

FOOD
Dois menus McDonald’s transformados num manjar dos deuses, in situ:
  • Big Mac
  • M for McDonald's
  • Batatas fritas
  • Sundae morango & caramelo
  • Coca-Cola

ACOMPANHAMENTOS MUSICAIS
— Fresh Fruit For Rocking Vegetables, Jumbo Elektro
— Fadinho Da Comida, Tonicha
— Junk Food, Spleen
— What Do You Want For Christmas, António Olaio [proposta de Dinis Machado]
— Lollipop Luxury [feat. Nicki Minaj], Jeffree Star.


COOK BOOK
“Juices And Smoothies”, Jacqueline Bellefontaine, Igloo.

PALAVRA DE CHEF
“Estudantes de cozinha devem aprender a pensar de forma crítica, a argumentar na conciliação de ideias opostas. É importante que eles aprendam a pensar. Cozinhar, todos somos capazes.”

[Charlie Trotter]

FRASE GULOSA [by Nuno Miguel]
“Abjuro aqueles que se empanzinam sem piedade para depois entornar o vómito da sua transgressão proibida em enormes ataques masoquistas de ginástica e dieta. Todos os meus deleites me pertencem por essência — não me privo de nada; todavia algumas coisas abdicaram de mim e me abandonaram, porque sou demasiado grande para elas.”

[Salvador Dalì]








STAY TUNED: www.prado.tv

AUTO RÁDIO ALKANTARA

#02. João Costa
com João Costa & Vera Sofia Mota [convidada especial e anfitriã]















CONCEITO

Comida-Energia™
[comida energética, molecular, celular, transgénica e transgenética.]

FOOD

—Sangria
—Tagliatelle energético “João Costa Barriguinha” [com cogumelos, espargos, nozes & ameixas secas];
—Bananas energéticas [assadas no forno com baunilha, canela, mel & gengibre].


ACOMPANHAMENTOS MUSICAIS
— Custard Pie; Led Zeppelin
— In A Landscape, John Cage [sob proposta de João Costa]
— The Vegetarian Murderer, Sónia Baptista & Alex Alves Tolkmitt
— Sopa De Cavalo Cansado, Dead Combo


COOK BOOK
“Molecular Gastronomy”, Hervé This.

PALAVRA DE CHEF
"It is not something that is soft, nor is it liquid, but it includes various consistencies: pearls whose taste is reminiscent of apple and of the consistency of the pearls from Japan, a granité reminiscent of the taste of lemon, very fresh, the hull of a material reminiscent of caramel."

[Hervé This]

FRASE GULOSA [by Nuno Miguel]
"Apenas os mortos são realmente inteligentes, sérios, geniais e interessantes, verdadeiramente artistas. Nada lhes toca. Mas enquanto estamos vivos alimentamos apetites desonestos, com fúria em vez de tédio, necessitamos de quilocalorias de luxúria, fome, gula e desleixo... contra a vanguarda desenxabida e as suas chiques profecias defuntas."

[Joseph Beuys]




STAY TUNED: www.prado.tv


AUTO RÁDIO ALKANTARA

#01. Especial Eurovisão
[programa-piloto]

com
Ricardo Varella III 
Pedro Penim [enviado especial em Oslo] 

& Sónia Baptista [participação-fantasma]



—Acepipes servidos:
  • Gazpacho [em representação do "big four" Espanha];
  • Queijo Saint Marcellin [em representação do "big four" França];
  • Chips de beterraba, nabo (parsnip) e cenoura da Tyrrel's [em representação do "big four" Reino Unido];
  • Apfelstrudel [em representação do "big four" Alemanha];
  • Salmão fumado [em representação do país anfitrião Noruega];
  • Pão pita [em representação do país favorito Israel].


 




CONCEITO
Euro-Food™ [ou comida para ver o Festival Eurovisão da Canção]

ACOMPANHAMENTOS MUSICAIS
— Un Peu De Poivre, Un Peu de Sel, Tonia (Bélgica 1966); 
— Pomme, Pomme, Pomme, Monique Melsen (Luxemburgo 1971); 
— Water, Elitsa Todorova & Stoyan Yankoulov (Bulgária 2007); 
— Bloody Mary, Las Ketchup (Espanha 2006); 
— La Coco-Dance, Severine Ferrer (Mónaco 2006); 
— Amor D’Água Fresca, Dina (Portugal 1992).

PALAVRA DE CHEF
“Quando eu vi olhos de ameixa e a boca de amora silvestre 
Tanto mel, tanto sol, nessa tua madeixa, perfil sumarento e agreste 

Foi a certeza que eras tu, o meu doce de uva 

E nós sobre a mesa, o amor de morango e caju.” 

“E o teu avô andou por lá | A minha avó pôs cá o pé | Nosso amor é todo mar | Tens perfume de luar | Tenho gosto de café | Amada de branca pele | És nata no meu chamá | Tem mais paladar que o mel | Casar baunilha com chocolate.” 

“Esta noite vou servir um chá 
Feito de ervas e jasmim 
E aromas que não há 
Vou chamar a música 
Encontrar à flor de mim 
Um poema de cetim.” 

[Rosa de Lobato Faria]


FRASE GULOSA [by Nuno Miguel]
"A comida não escapa ao mistério, seja crua ou cozinhada. Ela é, e representa, aquilo que é. O alimento não serve só o corpo mas também a alma; desconhecer isso é namorar a indigestão metafísica. Na comida LIGHT vemos a paródia do vácuo espiritual do Nirvana, assim como no McDonald's descobrimos o travesti do arquétipo da plenitude festiva. Mas a alma humana (para não referir a fome) consegue vencer e ultrapassar esse fetiche - a alegria consegue irromper mesmo no Burger King, e até uma Coca-Cola LIGHT pode encobrir uma boa dose dionisíaca." 

[Slavoj Zizek]


[...programa gravado no passado dia 27 de Maio de 2010, durante a transmissão da segunda semi-final do Festival Eurovisão da Canção e difundido pela primeira vez no dia 29 de Maio, poucas horas antes da grande final, na qual se sagrou vencedora a Alemanha.]



DICA
...barrar pitas acabadas de aquecer com queijo Saint Marcellin e servir com fatias de salmão fumado da Noruega. Quando o centro da Europa se encontra com o Mediterrâneo oriental e a Escandinávia. Acompanhar com copos cheios de gazpacho gelado, enquanto se liga o número para votar no país favorito:



...brevemente, em podcast:

3.6.10

AUTO RÁDIO ALKANTARA

Vou À Tua Mesa
do sensual absoluto & outras estéticas tecno-emocionais

Um programa radiofónico de culinária conceptual cozinhado por Chef Rø [também conhecido por Rogério Nuno Costa]. Para comer com os ouvidos, não com os olhos...

www.prado.tv






Uma co-produção Alkantara Festival & Prado/espaço ruminante

COORDENAÇÃO Patrícia Portela & Maria João Guardão | CRÍTICA Ana Pais & convidados | CONVIDADOS ESPECIAIS André e. Teodósio, Pedro Pires, Rogério Nuno Costa & Tonan Quito | INTERNET STREAMING/GRAFISMO Irmã Lúcia efeitos especiais | ENGENHEIROS DE SOM Rudi Costa & Steven Bird | JINGLE Christoph de Boeck | PRODUÇÃO Helena Serra & Pedro Pires