26.9.13

new!


FASHION FOOD™
Fashion Thinkers & Chef Rø feat. Jordann Santos
Pré-lançamento do projecto


S, M, L, XL - Fashion and Design Week
19 de Setembro de 2013, 20:15
Fábrica de Santo Thyrso


Estar na moda é desenhar o que comemos. Foi este o mote da live cooking performance que teve lugar na Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso. Fashion Food™ é um projecto da autoria de Chef Rø & Fashion Thinkers, que se traduz num jantar temático, inspirado nas colecções de reconhecidos designers de moda da cidade do Porto. A ante-estreia contou com uma instalação de moda e um espectáculo live cooking, resultando num prato-degustação inspirado no universo plástico, conceptual e filosófico da colecção "Miku's Calaca" (Spring/Summer 2013), de Jordann Santos. O evento re-inicia no próximo mês de Novembro, em local e data a anunciar, com novos criadores de moda. Um projecto a seguir por fashionistas e food victims!



[A ante-estreia na Fashion and Design Week contou com a organização da Câmara Municipal de Santo Tirso, da Fábrica de Santo Thyrso e da ESAD MatosinhosCuradoria global: José Bártolo, Sérgio Afonso. Curadoria Gastronomia: Hugo Branco.]







Em FASHION FOOD™, a comida transforma-se num pretexto transversal para se (re)pensarem conceitos que são partilhados pelos universos da Moda, da Arte e da Gastronomia: tendência, estação, estilo, estética, autoria, usufruto, imagem de marca, criação. Os pratos serão concebidos, confeccionados e empratados a partir dos universos plásticos, conceptuais e filosóficos da colecção mais recente do criador de moda, e servidos depois num evento relacional onde a comida será um prolongamento da roupa: um jantar que será ao mesmo tempo um desfile de moda, um show cooking, um objecto de design, uma experiência audiovisual multissensorial.


MIKU’S CALACA [Spring/Summer 2013], de Autopsy by Jordann Santos, leva-nos a um novo mundo com origem azteca construído a partir de um sintetizador de música japonesa Vocaloid. A colecção desenvolve-se em formas oversize e estruturadas, conjugando materiais como linhos, jerseys, felpas, napas, cambraias e sarjas. A paleta cromática contrasta tons secos como ferrugem ou kakhis com azuis, laranjas e roxos eléctricos. Miku (ミク, Japonês) significa futuro. Calaca (kaˈlaka, espanhol/mexicano) significa morte.

MIKU’S CALACA [RØMIX] [Fall 2013], de Chef Rø, é um sweet&sour dançante, feito de contrastes inusitados, intensificadores de sabor, ilusões de óptica cromática, texturas electrizantes e outros trick-or-treats gustativos. Ingredientes originais em formas roubadas (de plástico e outros materiais comestíveis). Um amuse-bouche crudívoro e crude’ívoro, servido a bordo de um avião Tokyo/Cidade do México com escala em Ibiza. Dieta Paleolítica meets Molecular Food! Para acordar os mortos ao som de J-pop sintética.

CHEF RØ é o alter-ego artístico-culinário e tecno-emocional do an-artista Rogério Nuno Costa. Assina, desde 2006, o projecto "Vou À Tua Mesa", no contexto do qual realiza performances, documentários, supper clubs, show cookings, workshops, festas temáticas, programas de rádio & televisão, instalações, pop-up restaurants e textos ensaísticos alusivos às diferentes possibilidades de cruzamento entre Arte, Gastronomia, Filosofia e Tecnologia. Autor dos projectos “Tempestade [num copo d’água]”, “Hôte Cuisine”, “F for Food”, “Pop Rø”, “® [Marca Registada]”, “Azeitegeist”, “Do sensual absoluto e outras estéticas tecno-emocionais” e “Bollyfood”. Colaborou, enquanto Chef Conceptual™, com as estruturas: Indirecções Generativas, Teatro Praga, Prado (Patrícia Portela), Cão Solteiro, O Espaço do Tempo, Nomad Dance Academy, Binaural, Pavilhão do Conhecimento, Festival Tell, Alkantara, Circular, Goethe Institut, Baixa-Chiado PT Bluestation, TAGV, TEDx Guimarães, CCB, Bela TV e Fábrica de Santo Thyrso (Incubadora de Moda e Design). Foi finalista do concurso de televisão Masterchef (Endemol/RTP1). Pretende elevar a Arte à categoria de Gastronomia; o contrário já foi feito.

FASHION THINKERS é um projecto criado em 2010 e constituído por Joana Campos Silva e Sara Graça. Começou por ser um espaço moda, focado nas tendências e na experiência sensorial das marcas, mas rapidamente assumiu-se como um espaço de reflexão e transformação cultural através da introdução de tendências nas cidades. Autor dos projectos TeaFashionPoint, Oporto Cycle Chic, Kita-te (workshop), entre outros. Hoje, o foco primordial do projecto passa pela aproximação à indústria têxtil, repensado a conexão e aceleração de processos entre os agentes criativos e a indústria.

JORDANN SANTOS concluiu o Art Foundation em Suffolk (Reino Unido), tendo posteriormente frequentado os cursos de Fashion Design na Brighton Fashion School e de Design de Moda no Citex, no Porto. Após a sua formação curricular, realizou um estágio com o designer Júlio Waterland. Desde 2008, tem vindo a apresentar as suas colecções Autopsy no Portugal Fashion. Possui atelier próprio na cidade do Porto, onde continua a aprofundar o projecto Autopsy, executando simultaneamente criações para clientes particulares. Tem vindo a colaborar com criadores ligados às artes performativas no design de figurinos e cenografia. Lecciona na Escola de Moda do Porto. 



[Mais brevemente...]